sábado, julho 18, 2009

Quibdó

Dois dias numa das províncias menos desenvolvidas do país. O aviao era dos pequenos. Sobrevoámos a selva chocoana, o denso do verde que absorve a luz e transforma o espaco-tempo, onde um dia nasceu a sintergetica, ao lado do indio Alfonso. Por razoes de segurança, nao pudemos sair da capital, Quibdo. Ate para fazermos um passeio de canoa pelo rio, o Jorge teve que pedir autorizaçao a Bogota e fomos escoltados por militares em barcos que nos seguiam. Aqui as mulheres tem 12, 15 filhos, os homens 40,50. Veem-se poucos indigenas. A maioria sao negros. Descendentes dos escravos negros de Africa. O calor é extremamente humido e, apesar de estarmos sempre com a roupa colada ao corpo ou do efeito de um banho durar menos de 10 minutos, incomoda-me menos que o calor seco de agosto em Lisboa. Ficamos hospedados numa especie de quinta com varias casinhas espalhadas pelo monte. Fiquei no quarto com a Francisca e a Maria. Tomavamos banho as escuras, por causa dos mosquitos, e de agua fria, por causa do calor, e dormimos de porta aberta, com vista para o verde, embalados pelas cigarras da noite. Das sanacoes, guardo os olhares, dos anciaos e ancias de 94 anos que apareceram, das criancas, dos conflitos de lugar que quase todos tem por devido a guerra terem sido forcados a deixar a sua terra de origem. Marcou-me uma apresentacao que nos fizeram numa especie de centro cultural, que o olhar desatento nao distinguiria de um patio vulgar de uma casa. Alem da musica, os jovens interpretaram monologos criados por eles: elas focaram as violaçoes, eles a violencia. Desde que cheguei que despertamos as 5h da manha, todos os dias tivemos sanacoes, todos as noites dancamos. Sempre me surpreendo com a energia da caravana, parece nao existir cansaço...

Etiquetas:

1 Comments:

Blogger cândido cardoso said...

ADRIANA:
O calor, os mosquitos, os banhos que só actuam por 10 minutos. Onde te foste meter, rapariga.
Espero que consigas encontrar comida que te agrade, senão voltas esqueleto e precisas de verdadeiras férias para recuperar.
Tens que te alimentar para sobreviver, mesmo abrindo excepções a regras que teimas em seguir.
Há muitas coisas que, depois, gostaríamos de discutir contigo: Mulheres com 15 filhos ? Homens com 50 ? Mas que povo é esse ?
Escreve-nos mais coisas interessantes, porque, a-pesar-dos meus 84 anos, vejo que ainda tenho muito a aprender !
Beijinhos dos AVÓS !

julho 18, 2009 10:30 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home