quinta-feira, agosto 04, 2005

Ladakhi Toilet

Nao posso deixar de fazer uma nota acerca das WCs ca do sitio... Como ja devem calcular, encontrar num restaurante ou qualquer outro edificio publico uma WC estilo "ocidental" eh uma raridade. Tipicamente, eh a chamada casa de banho do "buraco no chao". Mas nao me posso queixar, pois estes Indianos sao muito inventivos! Em vez do tradicional buraco conhecido no Ocidente, aqui ha um pouco de tudo. Uma WC particularmente apreciada foi a do Cafe La Terrasse em Leh. Enquanto o vulgar mortal se refastela no terraco a olhar as bonitas paisagens de Leh, uma verdadeira revolucao ocorre no cubiculo abaixo....entregam-nos uma chave que abre um cadeado de um portao para as traseiras do edificio e avisam-nos de antemao que se trata de uma "Ladakhi Toilet....luxurious Ladakhi Toilet", com um sorriso amarelo. O mais incauto dos turistas ira deparar-se com uma especie de palheiro de 2 andares, com umas escadinhas para o andar de cima (e que alguem se livre de entra no andar de baixo!). Ao entrarmos no dito compatimento (amplo, mal iluminado e aparendemente INODORO!), reparamos no dito buraco no chao, um quadrado perfeitamente delineado, um montinho de terra e uma pa... pois eh, ja devem estar a perceber, o buraquinho e para deixar cair "o material" para o andar de baixo e a pa e para por terra nos bordos do buraquito (para quem tem problemas de pontaria). E sao assim, com variantes no tipo de material com que sao construidas (madeira, tijolo, barro, etc), estas sao as tradicionais e luxuosas Ladakhi Toilets. E nem sequer veem com manual de instrucoes...

Etiquetas:

8 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Apenas por uma questao estetica, recuso-me a publicar as fotos respectivas, mas poderao encontra-las brevemente na outra pagina,na secacao Leh-Ladakh.

agosto 04, 2005 11:50 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Bom essas casinhas de banho são um luxo e peras. Isso para mim era entupimento para todo o tempo que por aí estivesse. Mas não penses que o buraquinho no chão é só aí. Aqui numa das estações de serviço na autoestrada do norte (Já não me lembro onde) apanhei uma WC assim, bem foi do melhor como deves calcular. Só não tinha era pá nem terra mas o buraco é um espanto.
Mandem mais fotografias , estas de hoje são bué de giras
Beijos para todas
Tia Isabel

agosto 05, 2005 3:16 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Falaram em m..., e cá estou eu! E com a velha máxima: cada um tem o que merece. Enquanto umas passeiam em diáfanas altitudes, outros cheiram o esturro do país a arder (não, desta vez não foi o Sócrates). Devo umas desculpas pelo (longo) silêncio, devido a arreliante avaria no m/ mail; aconteceu o mesmo à Ana Maria que não consegue comunicar desde ontem. Temos seguido, fascinados, o V/ relato de viagem, embora com sentimentos diferentes: face às aventuras a mim sai-me instintivamente o "bem feito", enquanto a Mae reflete em insónias...As descricoes das V sensações e relatos mais as fotos (de antologia)que nos enviam, transportam-nos na mesma viagem de sonho. Fazem-nos sentir nesses mágicos lugares, embora em melhores alojamentos...Boa viagem! Já agora, procurem salvação para o lince da serra da malcata, o raposinho de escatelares, e a FERINHA dos Himalaias.

agosto 06, 2005 1:56 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

ADRIANA, JOANA e TERESA:
Só aparecemos agora porque estive 2 dias sem acesso á Net.
É espirituosa (e mal cheirosa, penso)a ode ás "Ladakhi Toilet).
Adriana, como sabes, para mim esse esquema seria horrível pois eu gosto de fazer esse serviço nas calmas, com vagar. Lembras-te na torre em Toronto? Ela deu uma volta...
Mas em Portugal tambem há dessas coisas. Há uns anos atrás fui a um casamento numa aldeia e para essa função tive que ir, á noite, ao exterior da casa e, numa barraca, lá estava o buraco. Fiz pontaria,larguei e, passados uns segundos, ouvi "blog" (não é o vosso blog)isto é, caíu lá muito em baixo. Era um poço desativado que servia para o efeito. No dia seguinte levei um cronómetro e, pela velocidade do som, soube que o poço tinha 40 m de profundidade...Aldrabice ou não !
Aqui, Portugal está a arder de norte ao centro. Uma tragédia...
Agora tenho de interromper, mas voltarei á vossa presença ainda hoje, espero.
Beijos do Avós CIDÁLIA e CÂNDIDO

agosto 06, 2005 10:56 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

TIO J!!!
Pois e, ja tinha saudades suas... ainda bem que o problema da net esta finalmente resolvido e podemos contar com os bem dispostos comentarios a que nos habituou.
Um abraco enorme. tambem p a migas, sopas e o cao que nao me lembro agora do nome.

agosto 06, 2005 5:39 da tarde  
Blogger ladybug_in_an_orchid said...

Pois eh, ja vi que este post fez sucesso...dentro em breve talvez instale uma Ladakhi toilet no meu quintal so para todos poderem ir la experimentar a sensacao. Mais uma vez, obrigada pelos comentarios, especialmente a minha tia, e voltando a relferir que o resto da familia sofre de preguicite aguda....
PS. A adriana partiu o CD com o resto das fotos de Ladakh portanto ja nao temos registo fotografico das ditas (a nao ser que por milagre o Sr candico consiga eventualmente recupera-las...dentro em breve deixaremos mais fotos...
Um abraco

agosto 06, 2005 5:39 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Meninas não queremos comentar este texto, temos saudades, só agora tivemos acesso á net , percebemos que convosco tá tudo bem, ainda bem, só não percebemos o porquê da teresa se ter eclipsado!!!, nem bloga nem escreve emails, passou-se????
tamos nas fadas no centro do país,já apagamos fogos ( Verdadeiros) enfim! tudo bem! Beijinho das duas Flores de Lis
Paula e Inês

agosto 06, 2005 9:48 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Do CÂNDIDO para ADRIANA, JOANA e TERESA:
Recebi as notícias sobre o CRACK do CD. Que pena! Já vos disse que as fotos recebidas via Net não teem definição suficiente para ampliações, etc. pelo que lamento.
Adriana: a tua Mãe não tem tido tambem acesso á Net mas tem recebido as tuas mensagens via telemóvel. Está bem de saúde e agora, está no Alentejo, como de costume. Desta vez levou a Morgana e, vê bem, lá estava a raposa á espera, (matreira como qualquer raposa). Claro que a Morgana ás 4 h. da manhã, miou par ir á boémia (como qualquer gatinha) mas´a tua Mãe não deixou (como qualquer mãe-galinha).
Votos para que continuem bem com a vossa Aventura mas, por favor, dá-nos itinerários e objectivos.
Um grande xi-coração para Vocês da TUA MÃE (ela fica triste quando eu leio as mensagens que vos envio e não falo nela) e de todos nós. XAU!
CÂNDIDO e CIDÁLIA

agosto 06, 2005 9:48 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home