quinta-feira, agosto 11, 2005

A Entrega

Chegamos a estacao de Pathankhot ao entardecer. Quase duas horas de espera numa estacao secundaria, que segundo o guia tinha pouco para oferecer, excepto a almejada deslocacao. Pathankhot eh bem mais a sul do que tinhamos estado antes, e isso notava-se. O calor humido, o cheiro a terra, as pessoas na beira da estrada...estavamos no estado de Punjab, um dos mais pobres da India. Mas, sem duvida, ja tipicamente indiano, sem qualquer traco Budista - a India Profunda, dos relatos dos viajantes de mochila as costas, dos saris e do acafrao, do cheiro a incenso e a urina. Toda a ideia de viajar de comboio me deixou apreensiva: porque as estacoes eram perigosas, porque os comboios tinham bombas, porque tinha duas noites pela frente num beliche sem privacidade, porque podia nao ir proxima das minhas companheiras de viagem. Mas longe de ser um cenario aterrador, deparei-me com uma estacao cheia de vida, com vendedores de chamucas e chapatis acabadinhos de fazer, com carregadores de malas, passageiros ah espera, vendedores de fruta, de revistas, e de passatempos. Tinhamos bilhetes AC2, os lugares caros e elitistas do comboio, que protegiam dos nativos enfezados e dos elementos, nomeadamente do calor. Gratas pelo A/C, desconfortaveis com a "redoma". O descanso foi parco -- deixava insistentemente que o balanco do comboio me embalasse os sonhos mas a excitacao da coisa nova e o ressonar do vizinho impediam-me de adormecer. A Teresa, ja desde o inicio desta viagem apelidada de "soneca", nao manifestou neste caso qualquer problema, com o vizinho barulhento mesmo em cima... Eram previstas 28h de viagem, que languidamente se estenderam para 32...mas foi uma experiencia unica, um mergulho na realidade desta gente, um filme real pela janela e um tempo para ler e reflectir...e partilhar.

Etiquetas:

7 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Sou a primeira a fazer os comentários, hoje,por aqui tudo calmo!Lisboa é óptima no mês de Agosto_nâo há transito e tb os doentes foram de férias. felizmente!Impressôes de VARINASI?

agosto 11, 2005 9:03 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

É para dizer q fiquei anónima, não sei porquê.Vi as fotos´só depois de escrever,as cascatas parecem ailha das Flores !Bem sou a anamarcard Abraços

agosto 11, 2005 9:17 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

é uma experiencia gira.
Atençao, ha greve do pessoal de terra em Londres da British Airwyas. os aeroporto estao um pandemonio. Compareçam no aeroporto 3 a 4 horas antes para poderem reclamar os direitos que têm.
Beijos

agosto 12, 2005 4:45 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Hoje nâo recebi notícias vossas _ o q é uma desilusâo! Já estou habitaada a esta coisa boa q é abrir esta caixa de magia e ficar conectada c voçês...Entrei agora de Férias. o q é magnífico,depois de 1 dia mto stressante!ADRI tiveste 16 no mestrado.Espero qfiques satisfeita!Heatrew está c opessoal de terra em greve da British Airways.è o caos naquele aeroportto (afectou milhares de passageiros) estejam atentas às nticias-´
só faltam 5 dias para o regresso...Vou hoje ao ooncerto dos Clã naquele cenário espectacular a ver-se o rio e Lisboa a entardecer!
Agora já sei q hoje nÃo escreveram e q se levantaram as 4 da manhã para ver o nascer do sol. Como é o alojamento aí? BOAS FÉRIAS para o grupo das 3 do Oriente e tb para o Ocidente aqui e agora para MOI

agosto 12, 2005 7:51 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Adriana li os comentários e fiquei a saber a tua nota,acho que se refere aquele dia no porto,uma terça feira salvo erro!PARABÉNS!
Beijinhos em forma de flores de liz
Paula

agosto 13, 2005 12:42 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

ADRIANA:
Notícias sobre ti são escassas, muito dispersas. Por portas travessas soube da nota de 16 valores que, em qualquer parte do Mundo (Índia inclusivé) é óptima. Parabens !!!
Como vai o esqueleto ? ainda tem revestimento que se veja ?
Estamos ansiosos por vos ver.
Deem-nos notícias.
Saudades dos AVÓS.
P.S.- Tive dificuldade em ver as vossas fotos mas agora já domino esta técnica (mais ou menos).
Esta história do "Blog" é prática e expedita. XAU

agosto 13, 2005 11:52 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

agosto 13, 2005 11:52 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home