domingo, agosto 07, 2005

Rewalshar

A 24 kn de Mandi existe um pequeno lago entre as monhanhas chamado Rewalshar. Tinhamos a indicacao que era um lago sagrado, mas pouco mais....de qualquer forma, pareceu um bom sitio para "partir" a longa viagem ate Dharamsala. Mais quente e humido do que o habitual (tinhamos acabado de chegar da montanhas cobertas de neve), o lago saudou-nos a meio da tarde, com sons de passaros, macacos e o borbulhar dos peixes. Ali parecia que todos os seres estavam em ressonancia com o Mundo, que as unicas guerras animais eram a competicao por oferendas dos templos adjacentes. Ali o ceu escureceu e reflectiu as tenues luzes dos templos Hindus, Budistas e Sikhs sobre as aguas: de maos dadas e olhos projectados no longe, adormeci com os monges ao som de oracoes. Durante a noite trovejou e choveu torrencialmente durante cerca de 3h, e fomos despertadas do sono pelo barulho e pelos relampagos. Por momentos pensei que tal chuva pudesse causar inundacoes nas terras abaixo e a possibilidade de ficar ali por forca maior pareceu-me confortante: ali sentia-me segura...descansamos muito pouco e as 6.00h da manha fomos partilhar a oracao matinal com os monjes (estavamos hospedadas no Mosteiro e nao havia como nao ouvir o som das longas trompas, logo as 5.30h). Nem tivemos tempo para tomar pequeno almoco, porque a oracao durou mais de duas horas, e era ja tempo de partir...mas a presenca naquela puja deixou-me mais tranquila quanto ao que esperar para o resto do dia. E despedimo-nos de Rewalshar, acordado da noite sombria por entre as brumas da montanha, com a Visao da palavra Comunhao. E a medida que o Jipe se afastava, olhei para tras e vi as brumas a encerrarem e esconderem de novo a entrada deste lugar.

Etiquetas:

7 Comments:

ITINERARIO:
Dia 7: Dormida no Norbulingka Institute (a 14 km de Dharamsala)
Dia 8: Dormida em Dharamsala
Dia 9: Partida de (provavelmente taxi)para Pathankot para apanharo comboio das 21h30 para Varanasi.
Dia 10: Comboio (e uma longa distancia)
Dia 10 (noite): Chegada a Varanasi.
Nao se preocupem!
beijos

agosto 07, 2005 2:51 da tarde
Anonymous Anónimo said...

Gostei muito da descrição. Até parece que estamos aí. Por favor não fiquem mais vezes sem dar notícias. Desde o dia 4 que nada sabia de voces. Vou ligar ao Pai a avisar que está tudo bem. Quanto à mãe da Adriana, verá no computador.
Beijos, Mãe

agosto 07, 2005 4:46 da tarde

ADRIANA:
Recebi, finalmente, intinerário.
Oportunamente envia os seguintes.
Por Lisboa, muito calor. Pelo País muitos incêndios.
Então ja teem aí grandes chuvadas.
Importante saberem prèviamente a situação meteorológica prevista, antes de iniciarem as deslocações.
JOANA:
Apreciei a descrição do lago Rewalshar. Consegui apreender um pouco desse ambiente místico, desses fervores religiosos. Deve ser calmante. E inspirador das frases tão bonitas que escreveu.
Acho que se deve dedicar á poesia, ao romance... Muitos médicos já o fizeram. Explore essa veia !!!
Beijos para vocês, não esquecendo a TERESA.
Saudades da CIDÁLIA e do CÂNDIDO.

agosto 07, 2005 11:09 da tarde
Blogger ladybug_in_an_orchid said...

Maezita.... Nos damos noticias TODOS os dias no blog...eh so ires a net para ver! Faz favor de dar corda a esses dedos e chatear o Tio Mario para te conectar a net....a Tia Bela tem visto a pagina (e respondido) praticamente a todos os artigos...
PS. Se bem me lembro, dia 4 foi quando FALAMOS ao telefone pela ultima vez....e por falar nisso, o telefone tem andado bloqueado e nao conseguimos fazer chamadas, so enviar e receber mensagens...se te fizer sentir melhor, manda uma sms de vez em quando. Uma beijoca grande. Ah, e ja tenho um souvenir do Tibete para o Avo Simao!

agosto 08, 2005 4:46 da tarde
Blogger ladybug_in_an_orchid said...

Sr Candido!
Obrigada pelas gentis palavras, mas acho que essa veia poetica nao consta na minha Anatomia...era bom que existisse, ainda podia ganhar uns trocos extra...
Nao se preocupe, mas vamos ficar praticamente 3 dias sem deixar mensagens no Blog (vamos estar no comboio), mas assim que chegarmos a Varanasi vamos logo conectarmo-nos...
Um abraco

agosto 08, 2005 4:50 da tarde

ADOREI, ADOREI
A tua veia poética está em grande
Até parecia que estava a sentir essa calmaria e a ouvir esses sons.
Continua!
Estou a imprimir tudo a cores para fazer um álbum para o avô
Muitos beijinhos para todas
Vão dando notícias
Tia Isabel

agosto 08, 2005 4:56 da tarde

JOANA:
Depois de enviar a mensagem anterior, endereçada á Adriana, encontrei a tua resposta á manifestação que eu emiti, face aos teus dotes poéticos. Não procures na Anatomia algo que é imponderável, imaterial, eu diria mesmo, celestial. Sim, esses atributos só se encontram na Alma das pessoas e a Alma ainda não foi dissecada...
Mas a principal razão desta missiva não foram estas opiniões etéreas, não. Acima tratei-te por tu e não foi por engano. O chamares-me de "Senhor Cândido" tornas-me ainda mais velho e e em mim ainda há alguma juventude "A..t...chim" desculpa: espirrei por causa do catarro... mas o "Senhor Cândido" vai dar uma ordem á Drª Joana:
A partir de hoje vais tratar-me por "tu" . OK ? é uma ordem! Um abraço do velho CÂNDIDO.